As Regras dos 3 e a dos 20 Segundos para lances no Comprasnet | Pregão Eletrônico

As regras dos 3 e a dos 20 segundos para lances no Pregão Eletrônico do Comprasnet.gov (INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 3, DE 4 DE OUTUBRO DE 2013).
Esta Normativa altera a Instrução Normativa nº 3, de 16 de dezembro de 2011, que estabelece procedimentos para a operacionalização do Pregão Eletrônico.
Nos últimos anos tenho atendido vários profissionais que operam o Pregão Eletrônico no Comprasnet, a maioria apresenta várias dúvidas em relação as regras sobre os lances durante a disputa no Pregão Eletrônico, inclusive sobre os 3 e os 20 segundos.
Em um atendimento que fiz a uma empresa, uma funcionária que era auxiliar de licitação me disse com convicção que “dava lances em menos de 20 segundos”, na ocasião eu falei sobre as normativas e de como elas funcionam, dei alguns exemplos mas ela continuava dizendo; “eu consigo dar em menos de 20 segundos”, diante da situação, eu mais uma vez disse que ela poderia até dar, mas que o Comprasnet não aceitava e descartava automaticamente o lance conforme o Art. 3º da INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 3, de 16 de dezembro de 2011.
Vou explicar  como funcionam estas regras na prática.
O Item que estiver aberto só receberá lances a cada 3 segundos, lances que forem dados nesse período serão descartados, o lance que estiver ganhando ficará no mínimo 3 segundos com o mesmo valor caso haja outros lances.
O Licitante terá um intervalo de 20 segundos entre seus próprios lances, ou seja, depois de um lance o item só poderá ter outro lance aceito depois de vinte segundos.
No caso dos 3 e dos 20 segundos, os lances que forem dados neste intervalo de tempo serão desconsiderados, descartados automaticamente pelo sistema dos Comprasnet.
Em caso de falha no sistema do Comprasnet, e algum lance seja registrado nesse intervalo de tempo, os lances em desacordo com a norma deverão ser desconsiderados pelo pregoeiro, devendo a ocorrência ser comunicada imediatamente à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação
.